
O que é, quais os benefícios e como posso fazer?
Hoje vou falar de algo, que a meu ver, é fundamental e que todo o praticante de Reiki faz ou pelo menos devia fazer: o enraizamento, mas que devia ser praticada por todas as pessoas.
Mas o que é o enraizamento?
É uma técnica que consiste no “enraizar” as energias na terra, como um lançar de âncora na terra, o trazer a atenção para o “aqui e agora”, o reencontrar o equilíbrio e centro.
Porque é tão importante enraizar?
Tal como referi em cima, todos os Reikianos são ensinados, ou pelo menos deviam, a enraizar e da importância de o fazer diariamente. Aqui não falo só na vertente espiritual mas também no dia a dia, mas cada vez mais vivemos vidas baseadas em tecnologias, energia estáticas, computadores e tudo mais que nos alheia muito do que passa a nossa volta, com a “cabeça na lua” e é fundamental que, regularmente, voltemos “a terra” e este voltar dá-se com a meditação e com o enraizamento. O enraizamento permite o controlo, a descarga / recarga de energia fundamental para o nosso bem-estar. Esta técnica é muito importante para os Sensitivos / Empáticos, pois facilmente perdem o pé pelo contacto com as energias alheias.
Mas quais os benefícios do enraizamento?
- Conexão com a energia da mãe terra;
- Descarrego de energias pesadas ou estagnadas;
- Carregamento / estimulação do Chakra da raiz, e consequentes chakras, através da energia da Mãe Terra;
- Aumenta sensação de pertença;
- Diminui sensação de “cabeça aérea”;
- Diminui ansiedade e stress;
- Aumenta conexão com a nossa energia interior;
- Fortalecimento energético geral;
Mas como posso enraizar?
Existem inúmeras técnicas, desde visualizações, a uso de cristais e pedras, meditações, yoga…
Visualizações: A mais simples e eficaz é por o pé no chão, preferencialmente na terra, e imaginar raízes brancas sair da sola dos pés e penetrar fundo na terra, como se fossem raízes de um árvore grande e frondosa. É simples e funciona muito bem, principalmente com Empáticos / Sensitivos. Ao realizar este enraizamento devemos sempre pedir que as energias pesadas, negativas e estagnadas sejam descarregadas para a terra e posteriormente transmutadas pela Mãe Natureza para o nosso bem superior assim como o da Terra. A transmutação pode igualmente ser realizada pela Chama Violeta.
Andar descalço: esta é outra técnica que funciona muito bem, quando associada a técnica anterior, permite o descarrego continuo das energias negativas e estagnadas para a terra. Se andarmos descalços na natureza ainda melhor.
Cristais: outra forma simples de termos a energia “cá em baixo” é usarmos cristais que promovam o enraizamento. Os cristais escuros / pretos funcionam muito bem. Turmalina Negra, Ónix, Obsidiana, Lágrima de Apache, Hematite, .. nunca esquecer que os cristais devem estar bem limpos, energizados e programados para facilitar esse mesmo enraizamento.
Meditações e Yoga: Yoga por si já é uma forma de meditação ativa e funciona muito bem para o enraizamento, no YouTube também se encontram inúmeras meditações que permitem o enraizamento. Apesar de eu achar que a primeira técnica, a de visualização é a mais eficaz.
Como sei que funcionou?
Automaticamente começamos a nos sentir melhor, mais leves e conscientes. O nosso raciocínio melhora, assim como o bem-estar.
O enraizamento funciona pela intenção. Se colocarmos a nossa ideia em enraizar é isso mesmo que vamos fazer.
Ao fazermos o enraizamentos podemos sentir algumas coisas, tais como formigueiro nas pernas, peso, latejar, comichão na base dos pés. Tudo isto é normal e faz parte do processo. O não sentir nada também é normal. A energia não é sempre igual e não se comporta sempre da mesma forma.
Quando e quantas deves o devo fazer?
Deve fazer sempre que sentir necessidade as vezes que sentir que deve fazer.
Eu faço sempre quando acordo, mal coloco os pés no chão, visualizo logo as raízes a entrarem na terra, isto é importante, porque de nosso temos tendência a fazer viagens e a nossa energia ainda esta muito “aérea” ou mesmo alta e assim voltamos ao “aqui” rápido, acelerando mesmo o processo do acordar.
Antes de uma sessão de Reiki, seja terapia ou auto tratamento enraízo sempre energia para permitir que energia de Luz entre pelo Chakra da Coroa e a energia “a mais” saia pelos pés, fortalecendo assim a ideia de canal.
Aqui não há risco de sobre dose.
Com Amor e Luz
por Joana Cristina Pinto, em 19.05.17
No vídeo a seguir, podemos ver um exemplo desta técnica.
Se permitem a observação, não se diz empatas, diz-se empáticos. Pessoas empáticas são pessoas que possuem empatia. Empata tem um significado completamente diferente. No Brasil utilizam este termo para referir alguém que tem empatia, mas está errado, como muitos outros termos de língua portuguesa “construídos” pelos brasileiros.
Significado de empático:
Adjectivo relativo a ou que envolve empatia (ex.: capacidade empática; relacionamento empático).
“empático”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020.
Significado de em·pa·ta: Aquele que atrapalha, que embaraça o regular andamento de alguma coisa.
“empata”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020,
Certíssimo, até soa estranha a palavra para descrever algo que é praticamente o oposto de um/a “empata”. Empático/a é a designação correcta. Em nome do bom Português 🎯😊
Att,
Elisabete, agradecemos muito a sua pontual observação. Já fizemos as alterações sugeridas. Gratidão.