
Tal como a história de qualquer outro sistema ou área de saber, o percurso do Reiki faz-se de pessoas. Algumas personalidades em particular foram determinantes para a evolução do Reiki e para a sua disseminação por todo o mundo.
Tudo começou com Mikao Usui no início do século XX, no Japão. Desde então, a história do Reiki tem vindo a ser escrita e redescoberta um pouco por todo o mundo, até aos dias de hoje.
A década de 90 do século XX ficou marcada pela descoberta de novas informações sobre a verdadeira história do Reiki, dando origem a um movimento de confluência entre as tradições de Reiki ocidental e japonesa.
Eis cinco dos principais rostos do Reiki e a forma como contribuíram para a evolução do método de Usui:
1. Mikao Usui
O principal protagonista do método Reiki, e seu criador, nasceu a 15 de Agosto de 1865, em Taniai Mura, no distrito de Yamagata, na província de Gifu, no Japão.
Em 1922, na sequência de um retiro no Monte Kurama, Mikao Usui terá desenvolvido o seu sistema, que descrevia como “um método para libertar o corpo e a mente”, enfatizando o seu papel como ferramenta de evolução pessoal.
Até sua à morte, a 9 de Março de 1926, Usui formou mais de 2 000 pessoas no Reiki, das quais cerca de 17 alcançaram o Shinpiden, o último nível de ensino.
Esses alunos avançados deram continuidade ao seu legado e ensinamentos, lançando as sementes para a crescente expansão e desenvolvimento do método, no Japão e no mundo.
2. Dr. Chujiro Hayashi
Chujiro Hayashi, médico e ex-oficial da Marinha Japonesa, foi um dos Mestres formados por Mikao Usui. É um dos principais responsáveis pela transição do Reiki para o Ocidente e pela visão do sistema como método terapêutico.
A partir de 1930, Hayashi começou a mudar um pouco a sua abordagem ao Reiki, focando-se mais no aspecto terapêutico, que adaptou com base nos seus conhecimentos de Medicina.
Em 1935, Hayashi recebe na sua clínica de Reiki a havaiana de origem japonesa Hawayo Takata, que acabaria por se tornar sua aluna e levar o Reiki para os E.U.A.
Chujiro Hayashi terá formado treze Mestres no seu método até à sua morte, a 10 de Maio 1940.
3. Juzaburo Ushida
Nascido a 8 de Maio de 1865, o Almirante Juzaburo Ushida foi um dos poucos alunos de Mikao Usui a concluir o último nível de ensinamentos, ou Shinpiden.
Após a morte de Usui, em 1926, Juzaburo Ushida assumiu a presidência da Usui Reiki Ryoho Gakkay, a sociedade oficial do sistema de Mikao Usui.
Esta sociedade de acesso muito restrito preservou e transmitiu os ensinamentos originais do criador do Reiki ao longo do tempo, dando continuidade ao legado de Mikao Usui.
Ushida redigiu também a inscrição contida na pedra memorial de Mikao Usui, situada junto ao templo budista de Saihoji, no distrito de Suginami, em Tóquio, que permitiu a investigadores ocidentais como Frank Arjava Petter aceder à verdadeira história do Reiki, no início da década de 90.
4. Hawayo Takata
Nascida a 24 de Dezembro de 1900 em Hanamaulu, no Havai, Hawayo Takata foi a grande responsável pelo desenvolvimento do método Reiki no Ocidente.
Após receber os ensinamentos do primeiro e segundo níveis com Hayashi, Takata criou a sua primeira clínica no Havai.
É lá que, em 1938, é distinguida com o grau de mestrado, tornando-se na 13ª e última Mestre formada por Chujiro Hayashi.
Hawayo Takata formou vinte e dois Mestres, entre 1970 e 1980. A sua dedicação e devoção à prática permitiram que o Reiki se desenvolvesse no Ocidente, através do seu trabalho e do trabalho dos seus alunos.
Em 1993, foi fundada a Reiki Alliance, entidade que dá continuidade ao seu legado.
5. Hiroshi Doi
Hiroshi Doi é o fundador do sistema Gendai Reiki Ho e um ex-aluno da Usui Reiki Ryoho Gakkay, através do qual foi possível redescobrir os ensinamentos originais do Reiki de Usui.
Em 1998, publicou o livro “Iyashi No Gendai Reiki Ho: O Método Moderno de Reiki”, que descreve a origem e desenvolvimento do seu método.
Nesta obra, a primeira de um Mestre japonês traduzida para inglês, foram divulgadas novas informações sobre os ensinamentos, conceitos e técnicas originais de Mikao Usui.
Hiroshi Doi formou-se nas tradições de Reiki japonesa, com Kimiko Koyama, Presidente da Usui Ryoho Reiki Gakkay, e ocidental, com Mieko Mitsui, Mestre da linhagem de Hawayo Takata, e ainda no sistema Neo Reiki.
O seu método resulta da integração de práticas das duas tradições do Reiki e da simplificação das técnicas, com o objectivo de difundir correctamente os aspectos comprovadamente eficazes do Reiki e de evitar mistificações em torno da prática.
Fonte: https://www.reikistudio.pt/5-personalidades-influentes-do-reiki/